www.cimento.org ............ página Inicial

Lajes e Vigotas (Mãos à Obra)

Este folheto, desenvolvido e produzido sob orientação da ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou reforma exige a participação de um profissional habilitado, responsável pelo projeto e pela execução da obra. Procure a Prefeitura de sua cidade e/ou o CREA, para obter mais informações a respeito.

Lajes:


As lajes aumentam o valor, o conforto e a segurança de sua casa. As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas "T" ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas). As lajes pré-moldadas são as mais econômicas e mais simples de executar.

DICA:

As lajotas (tavelas) podem ser de concreto ou cerâmica. Elas servem de guia
para medir a distância entre as vigotas. Por isso,
as lajotas devem ter sempre o mesmo tamanho.

 

 

Montagem das Lajes :
As vigotas devem se apoiar pelo menos 5 cm de cada lado da parede. As lajotas devem ser encaixadas sobre as vigotas. A primeira e a última carreiras de lajotas podem ser apoiadas na própria cinta de amarração.

Escoramento das Lajes:

Se o vão a ser vencido pela laje for menor que 3,40 m, coloque uma fileira de pontaletes para escorar as vigotas. Se o vão for maior (3,40 m a 5 m), escore as vigotas com duas fileiras de pontaletes. Nos dois casos, os pontaletes devem ser um pouquinho mais altos que as paredes. A laje deve ficar levemente curvada para cima, formando a contraflecha, recomendada pelos fabricantes.

Cinta de amarração:
O próximo passo é colocar as caixas de luz e os conduítes (eletrodutos) para a fiação elétrica. Feito isso, pregue uma tábua de testeira nas extremidades da laje, que vai funcionar como fôrma da capa de concreto da laje.

Dicas:

  • Se o vão tiver mais de 5m, consulte o fabricante sobre o escoramento da Laje.
  • A espessura da capa de concreto deve obedecer às instruções do fabricante da laje, que definirá a armadura complementar a ser utilizada.
  • Antes de concretar a laje, molhe todas as vigotas e lajotas já montadas.

 

Aqui você encontrará em HTML toda a cartilha, basta clicar nos temas que deseja abaixo:

Terreno- Planta Padrão - Fundação - Broca (estaca) - Radier - Concreto para fundação - Argamassa para fundação - Como Preparar um Bom Concreto - Concreto misturado a mão - Concreto misturado em betoneira - Concreto pronto ou usinado - Como Preparar uma boa argamassa - Argamassa misturada a mão - Argamassa misturada em betoneira - Argamassas prontas - Quantidade de tijolos e blocos - Argamassa para assentamento - blocos em amarração - Vãos de portas e janelas - Cinta de amarração - Lajes - Escoramento - Concreto para lajes - Telhado - Esquadrias - Revestimento - Argamassas para revestimento - Piso - Concreto para contrapiso - Argamassas para pisos - Instalações Hidro-sanitárias - Eletricidade - A pintura - Muros - Concreto para fundação do muro - Concreto para muros - Calçadas - Muro de arrimo - Concreto para calçadas -

Escolha o Cimento Certo - Cuidado com cimentos sem selo ABNT e ABCP.

_____________________________________________________________________________________________

Qualquer empresa, organização ou pessoas que, de alguma forma, não concordem com os dados, números e/ou imagens publicadas em nossa página, poderão sugerir as alterações, ou registrar sua opinião entrando em contato com Cimento.Org , através de nosso e-mail: faleconosco@cimento.org ou no formulário de nossa página Fale conosco.