Login

Faça seu login e seja um usuário diferenciado.



cimento@cimento.org
Home Qualidade Água como Material de Construção
Água como Material de Construção PDF Imprimir E-mail
Escrito por Eng. Antônio Filho Neto   
Sex, 12 de Julho de 2013 00:00

De maneira geral, este precioso líquido não é visto e nem tratado como material de construção. Nas composições de custos dos serviços de engenharia não se inclui o item água, mesmo sabendo-se que para a confecção de um metro cúbico de concreto, gasta-se em média de 160 a 200 litros e na compactação de um metro cúbico de aterro pode ser consumido até 300 litros de água. A água é usada em quase todos os serviços de engenharia, às vezes como componente e outras como ferramenta. Entra como componentes nos concretos e argamassas e na compactação dos aterros e como ferramenta nos trabalhos de limpeza, resfriamento e cura do concreto.

É um dos componentes mais importantes na confecção de concretos e argamassas e imprescindível na umidificação do solo em compactação de aterros. Um material de construção nobre, que influencia diretamente na qualidade e segurança da obra. A água utilizada para o amassamento dos aglomerantes deve corresponder a certas qualidades químicas, não pode conter impurezas e ainda estar dentro dos parâmetros recomendados pelas normas técnicas a fim de que garantam a homogeneidade da mistura.

A NB-1, prescreve que a água destinada ao amassamento do concreto deverá ser isenta de teores prejudiciais de substancias estranhas. Presume-se satisfatórias as águas potáveis e as que tenham um PH entre 5,80 e 8,0 e respeitem os seguintes limites máximos:

- Matéria orgânica (expressa em oxigênio consumido) ... 3mg/l

- Resíduo sólido...5000mg/l

- Sulfatos (expresso em ions SO4) - ... 300mg/l

- Cloretos ( expressos em ions CL) ... 500mg/l

-Açúcar ... 5mg/l

As impurezas e os sais dissolvidos na água , quando em excesso, podem ser nocivos para os aglomerantes utilizados na preparação de concretos e argamassas.

Opor-se-ão particularmente as águas selenitosas, aquelas que contêm gesso, pois sua ação é extremamente corrosiva. As águas sulfatadas, as águas ácidas dos terrenos de turfas e despejos, e assim como as águas correntes que contêm ácidos carbônicos, são águas que destroem os cimentos.

A água do mar, as águas pluviais procedentes de terrenos não calcários, as águas que contêm matérias químicas ou orgânicas atacam, desagregam ou decompõem os aglomerantes tanto mais rápido quanto maior seja a dosificação em cal dos mesmos, por isto devem ser excluídas da preparação dos concretos e argamassas.

A qualidade dos concretos e argamassas dependem indiretamente da dosificação, e está ligada diretamente ao fator água/cimento, influenciando o incremento da resistência à compressão. Quanto maior for, menor será a resistência dos concretos e argamassas. Para obter concreto muito resistente, a quantidade de água de amassamento deve ser tal que não apareçam vertendo na superfície, a não ser depois de vibrados e adensados.

A quantidade de água de amassamento deve ser a mínima compatível com as exigências da colocação na obra . A água em excesso é muito prejudicial a resistência dos concretos e argamassas. Comprovadamente, cada litro de água em excesso destrói de 2 a 3 kg de cimento.

A quantidade de água necessário à mistura nos traços de concretos e argamassas depende da umidade natural contida na areia e por isso se faz necessário a sua determinação ou proceder o ajuste experimental até a obtenção da quantidade de água ideal para o traço. Não devemos esquecer que a água é um dos principais elemento a ser analisado em uma construção, tendo em vista a sua importância neste contexto.

Para construção em áreas sujeitas a águas agressivas deve-se fazer a analise físico-química da água para determinação do grau de agressividade da mesma.

 

Última atualização em Ter, 30 de Julho de 2013 16:48
 

Comentários  

 
0 #1 FISPQ 05/11/2013 15:30
Olá boa tarde!

Gostaria que você enviasse a FISPQ do cimento portlandok.ok.okposto, marca nassau 50 kg CP II Z 32 pois estou precisando muito das informações contidas nele.

Ficarei muito grataok.ok.ok a sua ajuda.

Desde já agradeço!!!

Hãndria Raquel
Técnica de Segurança
Citação
 

Adicionar comentário

Para um comentário ser considerado relevante é preciso que tenha sido feito sobre o assunto correspondente ao artigo. Isso vale para dúvidas: só tiramos dúvidas por comentários se a questão levantada for referente ao tema/tutorial/assunto. Se deseja tratar de outros assuntos, como tirar dúvidas específicas ou levantar mais questões ou sugerir artigos – qualquer coisa que não está tratado no artigo em foco, faça isso usando nosso fale conosco.


Código de segurança
Atualizar

Busca no Site

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner