Login

Faça seu login e seja um usuário diferenciado.



cimento@cimento.org
Home Notícias Concreto Reciclado
Concreto Reciclado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Revista Constru√ß√£o e Neg√≥cios - Aline Cunha   
Ter, 29 de Novembro de 2011 15:30

 

concreto reciclado.O enorme volume de resíduos gerados pela construção civil diariamente é bem conhecido. As empresas responsáveis pelas obras buscam alternativas para amenizar o problema e investem na industrialização, por exemplo, mas somente isso não é suficiente para resolver a questão. Uma das saídas, já bem difundida no exterior, é promover a reciclagem do concreto.

 

Segundo Arnaldo Battagin, engenheiro respons√°vel pelos laborat√≥rios da Associa√ß√£o Brasileira de Cimento Portland (ABCP), √© necess√°rio esclarecer que n√£o √© o concreto e sim o agregado que entra na composi√ß√£o da nova concretagem que √© reciclado. Esse agregado √© adquirido por meio dos res√≠duos de constru√ß√£o e demoli√ß√£o (RCD), tais como fragmentos de concretos, argamassas, cer√Ęmicas, tijolos, blocos e outros, obtidos por meio da britagem, opera√ß√Ķes de separa√ß√£o ou beneficiamento.
Esse procedimento surgiu pioneiramente na Alemanha por conta da reconstru√ß√£o das cidades destru√≠das na segunda guerra mundial. ‚ÄúA influ√™ncia dos agregados de RCD no concreto tem sido investigada desde a d√©cada de 80 em v√°rios pa√≠ses europeus, que viabilizaram economicamente essa alternativa ao proibirem a pr√°tica de uso de aterros para destina√ß√£o de res√≠duos pass√≠veis de reciclagem‚ÄĚ, afirma.
Battagin conta que muitas empresas de demoli√ß√£o come√ßaram a investir na desmontagem das edifica√ß√Ķes, procurando retirar contaminantes perigosos como telhas de cimento amianto, madeira tratada com pesticidas, entre outros, concentrando o res√≠duo proveniente de estruturas de concreto e procurando obter um agregado reciclado de qualidade.
O engenheiro explica que tanto no Brasil quanto na Europa, grande parte dos res√≠duos reciclados √© empregada como material para nivelamento de terrenos ou bases de pavimentos. ‚ÄúO agregado n√£o √© propriamente utilizado no concreto, em que requer crit√©rios de controle de qualidade mais restritivos, muito embora constitua um grande mercado potencial para a reciclagem‚ÄĚ, avalia.
A pr√°tica mais comum tem sido empregar os res√≠duos no estado bruto, sem qualquer processamento. Seu uso fica restrito ao preenchimento das √°reas de minera√ß√£o pr√≥ximas da cidade, que foram exauridas pela pr√≥pria constru√ß√£o. ‚ÄúGeotecnicamente aceit√°vel, por ser um material de composi√ß√£o qu√≠mica semelhante ao solo, a recupera√ß√£o agrega somente valor imobili√°rio para essas √°reas. Essa op√ß√£o nunca deveria ser a √ļnica dispon√≠vel, j√° que o uso em pavimenta√ß√£o e no concreto constitui a verdadeira alternativa ambientalmente amig√°vel para efetivamente poupar as reservas de agregados naturais‚ÄĚ, considera.
De acordo com Battagin, a resist√™ncia e a durabilidade do concreto reciclado s√£o controladas n√£o apenas pela porosidade da pasta de cimento, como √© o caso do concreto convencional, mas tamb√©m pela porosidade do agregado que facilmente ultrapassa os 10%. ‚ÄúAssim, a diferen√ßa essencial entre um concreto convencional e outro com agregado reciclado √© a porosidade, raz√£o pela qual a ABNT restringe, por meio de normas espec√≠ficas, o seu uso apenas para pavimenta√ß√£o ou concreto n√£o estrutural, n√£o prevendo a utiliza√ß√£o em estruturas‚ÄĚ, diz.
Última atualização em Seg, 16 de Janeiro de 2012 14:20
 

Coment√°rios  

 
0 #1 é recomendável o uso de reciclados para a construção civil?Fabiola 14/05/2014 09:35
Bom dia, estou cursando engenharia civil e estou fazendo um trabalho que o titulo é"é viável usar material reciclado na construção civil?" E estouok.ok.ok duvidas quanto a resistência do material, em que os "entulhos" podem ser utilizados e se é seguro utilizar esse tipo de material.
Desde j√° obrigada.
Citação
 

Adicionar coment√°rio

Para um coment√°rio ser considerado relevante √© preciso que tenha sido feito sobre o assunto correspondente ao artigo. Isso vale para d√ļvidas: s√≥ tiramos d√ļvidas por coment√°rios se a quest√£o levantada for referente ao tema/tutorial/assunto. Se deseja tratar de outros assuntos, como tirar d√ļvidas espec√≠ficas ou levantar mais quest√Ķes ou sugerir artigos ‚Äď qualquer coisa que n√£o est√° tratado no artigo em foco, fa√ßa isso usando nosso fale conosco.


Código de segurança
Atualizar